terça-feira, 9 de junho de 2009

Morre Raul de Barros


Morre aos 93 anos o músico Raul de Barros.
Raul de Barros foi uma lenda viva do trombone brasileiro e morreu de insuficiência renal, em decorrência de um enfisema pulmonar, no Hospital Desembargador Leal Junior, em Itaboraí, RJ.
O trombonista já tocou com Ary Barroso, Pixinguinha, Radamés Gnattali e fez parte das orquestras de maior prestígio do país, como a da Rádio Nacional, a do Copacabana Palace, as das TVs Globo, Rio e Tupi, entre tantas outras. Também liderou durante muitos anos a Orquestra Raul de Barros e Raul de Barros and the Brazilian Serenaders.
Foi coroado Rei da Gafieira e compôs o choro Na Glória, que lhe rende direitos autorais até hoje e cujo refrão é, entre os músicos, a melhor forma de "pegar o tom" de qualquer música. Atualmente Raul vivia em sua pequena casa em Marica, onde viveu por 12 anos, afastado da vida artística e com dificuldades financeiras. Dos seus mais de 40 discos, apenas dois podem ser encontrados para comercialização: O Som da Gafieira e Ginga de Gafieira.
Marica está de luto, perdeu um dos artistas que vivem anonimamente em seus recantos, sem reconhecimento, sem homenagens, sem respeito por tudo que fez pela música brasileira.

2 comentários: